07/01/10

Para que serve o Mood Board?


Paralelismo

Os Mood Boards são utilizados para ajudar o profissional a expressar a sua ideia e o seu trabalho.
São muito utilizados em áreas como o Design, a Publicidade, a Decoração, a Produção/Realização (Filmes, Programas, Música), a arquitectura, a Escrita e a Moda, e como foi dito atrás, têm a intenção de comunicar preferências e estilos.
Um dos aspectos positivos é, sem dúvida, poder substituir Texto por Imagens, o que representa sempre de uma forma mais "real" e mais simples a ideia chave que quer ser transmitida.
Os Mood Boards permitem a Mobilidade, isto é, sempre que o autor quiser ou sentir necessidade em fazê-lo pode juntar, retirar ou substituir os elementos.
Na prática, os quadros são utilizados para criar ideias para projectos, é por isso que também são chamados de "fontes de inspiração".


Exemplo de um Mood Board (Web Design)


O que é o Mood Board?

Definição

Os Mood Boards são uma forma ou técnica de expressar algo (Mood significa emoções/estados de espírito e Board significa quadro) através de vários elementos que no fundo irão criar um Conceito principal (conceito chave).
São um conjunto de elementos, que juntos, podem representar (e também ilustrar) inúmeras coisas, como ideias, conceitos, ambientes, estilos, personalidades, pensamentos, situações, sentimentos, etc.
Podem ser elaborados de um modo físico ou de um modo digital.
Os Quadros Digitais permitem uma maior dinâmica e interactividade entre os elementos e o seu autor.
Neles podemos mais facilmente incorporar elementos como vídeos e músicas, que são mais difíceis de incorporar num Mood Board não digital.
Já os quadros físicos permitem uma vasta colecção de elementos a serem utilizados: desde recortes, a imagens, a objectos, cores, legendas, desenhos, texturas, formas, linhas entre outros materiais diversos.
Esses elementos são escolhidos de forma cuidada e decidida pelo autor.
Os Mood-boards têm, como outro objectivo (além do de criar uma ideia ou conceito)apelar e estimular a reprodução de Criatividade na pessoa em causa.
No fundo os Mood Boards são uma ferramenta muito útil à elaboração de projectos.





Exemplos de Mood Boards


Mood Board de Web Design:




Mood Board que representa um Estilo:




Mood Board de Decoração:



06/01/10

My Mood Board


(Clicar na imagem para aumentar)


Mood Board

(…) Foi nesse preciso momento em que olhei para o meu Armário e reparei, que ao longo da minha curta vivência tenho vindo (inconscientemente) a construir um grande Mood Board, com tudo aquilo que me representa e que me caracteriza enquanto pessoa.
Pensei assim que poderia ser uma ideia original, não estivesse eu na área da Criatividade.

É difícil encontrar uma única palavra para descrever tudo aquilo que sou, que sinto e que gosto.
Divido-me entre a família e os amigos, os desportos que pratico, a Praia e o Mar e os sonhos que um dia desejo realizar.
Pode-se dizer que a minha maneira de ser apresenta dois opostos: por um lado sou calma e pacífica, não procuro confusão, sou tímida e discreta; por outro lado sou mais "radical", sempre à procura de adrenalina e novas aventuras.