17/03/10
Parabéns Facebook
- Etiquetas: 25 Things I Hate About Facebook, Google, Redes Sociais
- (0) Comments
13/03/10
Coca Cola Longest Celebration

- Etiquetas: Coca Cola, Longest Celebration, Redes Sociais, Youtube
- (0) Comments
11/03/10
Making Of ... T-Shirt War
E o making of:
by: Marketing, Publicidade e Criatividade
- Etiquetas: Making of, T-Shirt war
- (0) Comments
09/03/10
Making of ... Evian
Já todos devem ter visto esta campanha.
Gerou muito marketing viral na internet, muitas pessoas receberam e-mails com esta publicidade que está realmente muito criativa.
O objectivo é promover a marca de águas Evian. O slogan da marca é "Live young", daí os bebés.
Mas como será fazer uma campanha publicitária, em que os protagonistas são bebés?
Pois bem, deixo em baixo o video publicitário da Evian, e o Making Of da publicidade ;)
- Etiquetas: Evian Roller Babies, Making of, Marketing Viral
- (0) Comments
08/03/10
Logorama - A Curta Metragem das Marcas
- Etiquetas: Curta Metragem, Logorama, Marcas
- (0) Comments
03/03/10
WWF 11 de Setembro
Esta publicidade gerou muita polémica. Veja porquê:
Cliente: WWF Brasil
Agência: DDB Brasil PublicidadeInstitucional
Título: Aviões
Duração 54'
Data: 06.05.2009
- Etiquetas: Vídeos, WWF - 11 de Setembro
- (0) Comments
02/03/10
Aqui vale


A Gold's Gym fez uma série de cartazes publicitários, que têm como objectivo dizer às pessoas que tudo vale na Gold's Gym. O que o seu avatar do Twitter esconde por trás, conta.
- Etiquetas: Aqui vale
- (0) Comments
25/02/10
JULIAN SMITH - 25 Things I Hate About Facebook
- Etiquetas: 25 Things I Hate About Facebook, Vídeos
- (0) Comments
24/02/10
Connect Marketing
Connect Marketing
Connect marketing é uma técnica de marketing em que o objectivo é manter os consumidores "em linha" - conectados e informados acerca da empresa, das novidades de novos produtos ou serviços.
Desta forma o connect marketing faz-se com a ajuda de vários suportes como emailing, sms, mms, bluetooth, etc.
Esta técnica assenta na relação constante entre a empresa e o consumidor.
É uma interacção que recorre também ao marketing digital - é toda a comunicação relacionada com as novas tecnologias.
O target tem de ser constantemente "bombardeado" de informação, de publicidades, de técnicas variadas para que a marca ou o nome da empresa fique bem presente na mente do consumidor - top of mind e que este por sua vez gere word of mouth, marketing viral, Buzz marketing entre outras técnicas.
O Buzz marketing e o marketing viral vão se desenvolver nas redes sociais e vão originar temas de discuções, partilha de informações e experiências.
Para que tal aconteça o connect marketing tem de se desenvolver em locais presentes diariamente pelo consumidor, ou com objectos que ele interaja regularmente.
O telemóvel é um dispositivo de comunicação indispensável nos dias de hoje, e este pode muito bem ser um exemplo de como utilizar connect marketing.
O connect marketing pode ser definido como marketing directo. Não directo de "face-a-face" mas directo porque atinge o próprio consumidor instantaneamente.
As vantagens do connect marketing são a rapidez, com que a mensagem chega ao destinatário; a facilidade e simplicidade em elaborar uma vasta lista de emails ou contactos telefónicos e enviar em questões de minutos as mensagens.
A grande desvantagem é que nos dias de hoje com tanta saturação de publicidade, o consumidor ao receber o email, sms ou mms, pode apagar, não chegar a ler, ou não ter paciência para ler o conteúdo.
Por isso esta é uma técnica que deve ser devidamente aproveitada.
Não enviar mensagens com demasiado texto é algo importante que deve ser tido em conta. As pessoas não têm disponibilidade para estar a ler grandes textos sobre a empresa, a marca ou sobre o novo produto.
Para se ter sucesso com esta técnica de marketing, devemos então poupar no texto; ser muito original na mensagem. Não abordar os temas tal e qual como eles são, mas ter a capacidade de pegar numa frase e fazer dela algo que desperte o interesse e a atenção do consumidor. Utilizar imagens, pois muitas vezes uma imagem fala mais do que mil palavras.
Se o consumidor achar que a mensagem é irrevelante, pode considerá-la SPAM. Spam (“spiced ham” - presunto condimentado") é uma sms ou um email que não foi solicitado pelo consumidor.
Esta é assim uma técnica bastante recente, mas que tem dado muito que falar e tem tido bastante sucesso.
Surgiram algumas empresas que auxiliam marcas e organizações a abordar exclusivamente esta técnica.
Exemplo: http://connectmarketinguk.com/- "Connect Marketing UK is all about having a flexible approach in adding value and delivering results for businesses using the right marketing solutions.
We want to connect you with your customers in the most effective way for your business."
Sendo que o connect marketing se prende bastante com o Mobile http://connectmarketinguk.com/não posso assim deixar de falar nesta última técnica.
O Mobile Marketing é, como o nome indica a prática do marketing através de telemóveis.
Foi no início da década de 2000 que as SMS (Short Message Service) se começaram a exmpandir no que diz respeito à sua utilização.
Na Europa e na ásia as empresas começaram a recolhre números de telefone para contactarem posteriormente.
O mobile marketing expandiu-se rapidamente e as empresas começaram a perceber que este canal lhes poderia dar benefícios.
Actualmente com o densenvolvimento de novas tecnologias e novos telemóveis - Smartphones, etc, é mais vasta a possibilidade de criação de mobile marketing.
Pode utilizar-se qualque tipo de elemento. Desde imagem, a som, a vídeo, texto, são imensas as hipóteses.
O que destingue o mobile marketing da publicidade considerada normal é o facto de esta ser mais pessoal, interativa, temporal, e independente da localização.
Exemplos:
Utilização de Bluetooth:
No lançamento do Filme Crepúsculo, foi feita uma grande campanha em S. Paulo, no Brasil.
"Os passageiros que embarcarem ou desembarcarem em quatro estações do Metro de São Paulo, serão convidados a activar o bluetooth nos seus telemóveis. Quem o fizer, receberá, com exclusividade, vídeos e wallpapers do filme O Crepúsculo." (release do site Bluetooth Marketing - http://bluetoothmarketing.com.br/)
Iphone
Com o surgimento do Iphone, muitas empresas têm apostado na elaboração de widgets ou aplicativos para o telemóvel.QuickOrder
Aplicativo da Starbucks para o Iphone que permite pedir a bebida preferida do consumidor sem ter de ir parar às filas de espera.
O prório pagamento é feito através do software via Iphone ou Ipod touch.
WebGrafia:
http://cristinanico7.blogspot.com/2009/03/connect-marketing-mobile-marketing.html 24 de Fevereiro
http://www.navita.com.br/portal/newsroom/definicoes/mobile-marketing.html 24 de Fevereiro
http://marketminding.blogspot.com/2008/11/marketing-viral-buzz-marketing-word-of.html 24 de Fevereiro
http://bluetoothmarketing.com.br/
- Etiquetas: Connect Marketing, Técnicas Criativas
- (0) Comments
Web 2.0
Daí surgem os mais variados conceitos para designar o Marketing na Internet: I-marketing e Web Marketing, por exemplo.
Existem imensas vantagens em apostar no marketing na Internet, entre elas estão, sem dúvida, o baixo custo de implementação das estratégias; a possibilidade e a facilidade em encontrar e definir muito melhor os targets; cada vez mais pessoas têm acesso à internet o que faz com que cada vez mais pessoas sejam alvos de estratégias e alvos de publicidades por parte das empresas que apostam neste futuro.
A web 2.0, também conhecida como web social é um termo criado para definir a segunda geração (2.0) de partilha e interacção de informação .
É uma geração feita de pessoas para pessoas.
É um termo criado por volta de 2004 por Tim O'Reilly fundador da empresa dos estados Unidos Tim O'Reilly Media.
Designa a segunda geração de comunidades e serviços tendo como base a Internet, e que envolve conceitos como redes sociais, tecnologia, e partilha de informação. Permite a ligação entre o consumidor e as características do produto.
Tem muito a ver também com a manutenção de Redes Sociais e ligações entre sites e blogues com o objectivo de proporcionar funcionalidades adicionais aos membros das respectivas comunidades.
Segundo Tim O'Reilly "é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva".
Para mais informações consultador a página de web http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html.

Funcionalidades da Web 2.0 :
Foi através de novas ferramentas que a Internet vive agora na geração web 2.0.
Algumas ferramentas que contribuíram para o avanço da web 1.0 para a web 2.0:
- Blogues: é um espaço pessoal que permite a rápida actualização a partir de artigos chamad

São indispensáveis como fonte de informação e entretenimento, e divulgação de ideias, produtos e serviços.
É uma ferramenta importante para o desenvolvimento da web 2.0 pois permite muita interacção e feedback.
- BookMarks: também conhecido como favoritos ou marcadores, tem como objectivo disponibilizar artigos marcados como "favoritos" e importantes na internet para que sejam partilhados, comentados e votados.
- Wikki: Diminuitivo da plataforma Wikipédia, que permite serem os utilizadores a escreverem o conteúdo e serem eles próprios também a consultarem e utilizarem-no. - Prosumer (o produtor é o próprio consumidor.
- RSS feeds (RSS, Really Simple Syndication): permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes são sites que mudam ou actualizam o seu conteúdo regularmente. Assim os leitores e inscritos dos feeds, são alertados para os novos artigos.
Redes Sociais
As Redes Sociais são um desses exemplos.
As redes sociais, muito para além de desenvolverem relações entre pessoas, permitem implementar acções de marketing por parte das empresas, que começam cada vez mais a apostar nesse futuro.
Foi o primeiro que possibilitou a criação de um perfil virtual, combinado com a possibilidade de visualização de outros perfis alheios.
A maior parte das redes sociais que hoje conhecemos nasceram em 2003.
O Web marketing caracteriza-se não só como o esforço das empresas em informar, dar a conhecer/promover, vender os seus produtos ou serviços através da internet, mas também em interagir com o consumidor e obter feedback. O feedback é talvez a maior vantagem do marketing na internet. Qualquer pessoa pode opinar sobre o produto/serviço, e isso é bom para o consumidor, que passa a ser “ouvido” e para a empresa que fica a saber a opinião do consumidor.
No que diz respeito ao marketing, as redes sociais são a melhor oportunidade para as empresas se expandirem. Desde definição do público-alvo, ao conhecimento da marca, até mesmo á procura de potenciais trabalhadores. Existe de tudo um pouco.
As redes sociais permitem a rápida actualização, compartilhamento de conteúdo e personalização.
Publicidade em redes sociais:


Exemplos:
Red Bull, a pioneira na criação de um perfil do facebook. 140.000 fãs. http://www.facebook.com/redbull
A Coca-Cola é o melhor exemplo de técnica de advergame. No lançamento da Coca-Cola Zero, a empresa decidiu fazer um advergame on-line. O consumidor acedia ao site, e para além de todos os detalhes escritos do produto, havia um jogo, em que a pessoa toma o lugar de Elliott Sadler (condutor de carros de corrida), com o objectivo de ganhar a corrida, fazer pontos e não deixar a garrafa de Coca-Cola cair do tecto do carro! http://www.cocacolazero.com/index.jsp#/rooftopracer/

Idade do Gelo Advergame Online:
A campanha do Barack Obama foi, como todos sabem, uma campanha que apostou muito na web 2.0.
"Ligue para um telefone. Se, por conta da vibração do toque, ele cair da plataforma indo direito ao aquário — voce leva o telemóvel. Ação da online da Samsung para divulgar aos novos telemóveis anti choque."
http://www.samsungshakedown.com/demo/
WebGrafia:
http://web2.0br.com.br/conceito-web20/ 20 Fevereiro
http://jpn.icicom.up.pt/2007/01/05/o_que_e_a_web_20.html 20 Fevereiro
http://webgrau.com/web-20/ 20 Fevereiro
http://www.josemalcher.net/index.php?option=com_content&view=article&id=49:web-20-definicao-caracteristicas-e-exemplos&catid=28:web2 20 Fevereiro
http://socialsoftware-portugal.blogspot.com/2007/09/web-20definio-caractersticas-e-exemplos.html 20 Fevereiro
http://www.brainstorm9.com.br/ 24 de Fevereiro
- Etiquetas: Técnicas Criativas, Web 2.0
- (0) Comments
07/01/10
Para que serve o Mood Board?
Os Mood Boards são utilizados para ajudar o profissional a expressar a sua ideia e o seu trabalho.
São muito utilizados em áreas como o Design, a Publicidade, a Decoração, a Produção/Realização (Filmes, Programas, Música), a arquitectura, a Escrita e a Moda, e como foi dito atrás, têm a intenção de comunicar preferências e estilos.
Um dos aspectos positivos é, sem dúvida, poder substituir Texto por Imagens, o que representa sempre de uma forma mais "real" e mais simples a ideia chave que quer ser transmitida.
Os Mood Boards permitem a Mobilidade, isto é, sempre que o autor quiser ou sentir necessidade em fazê-lo pode juntar, retirar ou substituir os elementos.
Na prática, os quadros são utilizados para criar ideias para projectos, é por isso que também são chamados de "fontes de inspiração".
Exemplo de um Mood Board (Web Design)

- Etiquetas: Moodboard
- (0) Comments
O que é o Mood Board?
Os Mood Boards são uma forma ou técnica de expressar algo (Mood significa emoções/estados de espírito e Board significa quadro) através de vários elementos que no fundo irão criar um Conceito principal (conceito chave).
São um conjunto de elementos, que juntos, podem representar (e também ilustrar) inúmeras coisas, como ideias, conceitos, ambientes, estilos, personalidades, pensamentos, situações, sentimentos, etc.
Podem ser elaborados de um modo físico ou de um modo digital.
Os Quadros Digitais permitem uma maior dinâmica e interactividade entre os elementos e o seu autor.
Já os quadros físicos permitem uma vasta colecção de elementos a serem utilizados: desde recortes, a imagens, a objectos, cores, legendas, desenhos, texturas, formas, linhas entre outros materiais diversos.
Esses elementos são escolhidos de forma cuidada e decidida pelo autor.
Os Mood-boards têm, como outro objectivo (além do de criar uma ideia ou conceito)apelar e estimular a reprodução de Criatividade na pessoa em causa.
No fundo os Mood Boards são uma ferramenta muito útil à elaboração de projectos.
Mood Board de Web Design:

Mood Board que representa um Estilo:

Mood Board de Decoração:

- Etiquetas: Moodboard
- (0) Comments
06/01/10
My Mood Board
(…) Foi nesse preciso momento em que olhei para o meu Armário e reparei, que ao longo da minha curta vivência tenho vindo (inconscientemente) a construir um grande Mood Board, com tudo aquilo que me representa e que me caracteriza enquanto pessoa.
Pensei assim que poderia ser uma ideia original, não estivesse eu na área da Criatividade.
Divido-me entre a família e os amigos, os desportos que pratico, a Praia e o Mar e os sonhos que um dia desejo realizar.
Pode-se dizer que a minha maneira de ser apresenta dois opostos: por um lado sou calma e pacífica, não procuro confusão, sou tímida e discreta; por outro lado sou mais "radical", sempre à procura de adrenalina e novas aventuras.
- Etiquetas: Moodboard
- (0) Comments