24/02/10
Connect Marketing
Connect Marketing
Connect marketing é uma técnica de marketing em que o objectivo é manter os consumidores "em linha" - conectados e informados acerca da empresa, das novidades de novos produtos ou serviços.
Desta forma o connect marketing faz-se com a ajuda de vários suportes como emailing, sms, mms, bluetooth, etc.
Esta técnica assenta na relação constante entre a empresa e o consumidor.
É uma interacção que recorre também ao marketing digital - é toda a comunicação relacionada com as novas tecnologias.
O target tem de ser constantemente "bombardeado" de informação, de publicidades, de técnicas variadas para que a marca ou o nome da empresa fique bem presente na mente do consumidor - top of mind e que este por sua vez gere word of mouth, marketing viral, Buzz marketing entre outras técnicas.
O Buzz marketing e o marketing viral vão se desenvolver nas redes sociais e vão originar temas de discuções, partilha de informações e experiências.
Para que tal aconteça o connect marketing tem de se desenvolver em locais presentes diariamente pelo consumidor, ou com objectos que ele interaja regularmente.
O telemóvel é um dispositivo de comunicação indispensável nos dias de hoje, e este pode muito bem ser um exemplo de como utilizar connect marketing.
O connect marketing pode ser definido como marketing directo. Não directo de "face-a-face" mas directo porque atinge o próprio consumidor instantaneamente.
As vantagens do connect marketing são a rapidez, com que a mensagem chega ao destinatário; a facilidade e simplicidade em elaborar uma vasta lista de emails ou contactos telefónicos e enviar em questões de minutos as mensagens.
A grande desvantagem é que nos dias de hoje com tanta saturação de publicidade, o consumidor ao receber o email, sms ou mms, pode apagar, não chegar a ler, ou não ter paciência para ler o conteúdo.
Por isso esta é uma técnica que deve ser devidamente aproveitada.
Não enviar mensagens com demasiado texto é algo importante que deve ser tido em conta. As pessoas não têm disponibilidade para estar a ler grandes textos sobre a empresa, a marca ou sobre o novo produto.
Para se ter sucesso com esta técnica de marketing, devemos então poupar no texto; ser muito original na mensagem. Não abordar os temas tal e qual como eles são, mas ter a capacidade de pegar numa frase e fazer dela algo que desperte o interesse e a atenção do consumidor. Utilizar imagens, pois muitas vezes uma imagem fala mais do que mil palavras.
Se o consumidor achar que a mensagem é irrevelante, pode considerá-la SPAM. Spam (“spiced ham” - presunto condimentado") é uma sms ou um email que não foi solicitado pelo consumidor.
Esta é assim uma técnica bastante recente, mas que tem dado muito que falar e tem tido bastante sucesso.
Surgiram algumas empresas que auxiliam marcas e organizações a abordar exclusivamente esta técnica.
Exemplo: http://connectmarketinguk.com/- "Connect Marketing UK is all about having a flexible approach in adding value and delivering results for businesses using the right marketing solutions.
We want to connect you with your customers in the most effective way for your business."
Sendo que o connect marketing se prende bastante com o Mobile http://connectmarketinguk.com/não posso assim deixar de falar nesta última técnica.
O Mobile Marketing é, como o nome indica a prática do marketing através de telemóveis.
Foi no início da década de 2000 que as SMS (Short Message Service) se começaram a exmpandir no que diz respeito à sua utilização.
Na Europa e na ásia as empresas começaram a recolhre números de telefone para contactarem posteriormente.
O mobile marketing expandiu-se rapidamente e as empresas começaram a perceber que este canal lhes poderia dar benefícios.
Actualmente com o densenvolvimento de novas tecnologias e novos telemóveis - Smartphones, etc, é mais vasta a possibilidade de criação de mobile marketing.
Pode utilizar-se qualque tipo de elemento. Desde imagem, a som, a vídeo, texto, são imensas as hipóteses.
O que destingue o mobile marketing da publicidade considerada normal é o facto de esta ser mais pessoal, interativa, temporal, e independente da localização.
Exemplos:
Utilização de Bluetooth:
No lançamento do Filme Crepúsculo, foi feita uma grande campanha em S. Paulo, no Brasil.
"Os passageiros que embarcarem ou desembarcarem em quatro estações do Metro de São Paulo, serão convidados a activar o bluetooth nos seus telemóveis. Quem o fizer, receberá, com exclusividade, vídeos e wallpapers do filme O Crepúsculo." (release do site Bluetooth Marketing - http://bluetoothmarketing.com.br/)
Iphone
Com o surgimento do Iphone, muitas empresas têm apostado na elaboração de widgets ou aplicativos para o telemóvel.QuickOrder
Aplicativo da Starbucks para o Iphone que permite pedir a bebida preferida do consumidor sem ter de ir parar às filas de espera.
O prório pagamento é feito através do software via Iphone ou Ipod touch.
WebGrafia:
http://cristinanico7.blogspot.com/2009/03/connect-marketing-mobile-marketing.html 24 de Fevereiro
http://www.navita.com.br/portal/newsroom/definicoes/mobile-marketing.html 24 de Fevereiro
http://marketminding.blogspot.com/2008/11/marketing-viral-buzz-marketing-word-of.html 24 de Fevereiro
http://bluetoothmarketing.com.br/
- Etiquetas: Connect Marketing, Técnicas Criativas
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