24/02/10
Web 2.0
Daí surgem os mais variados conceitos para designar o Marketing na Internet: I-marketing e Web Marketing, por exemplo.
Existem imensas vantagens em apostar no marketing na Internet, entre elas estão, sem dúvida, o baixo custo de implementação das estratégias; a possibilidade e a facilidade em encontrar e definir muito melhor os targets; cada vez mais pessoas têm acesso à internet o que faz com que cada vez mais pessoas sejam alvos de estratégias e alvos de publicidades por parte das empresas que apostam neste futuro.
A web 2.0, também conhecida como web social é um termo criado para definir a segunda geração (2.0) de partilha e interacção de informação .
É uma geração feita de pessoas para pessoas.
É um termo criado por volta de 2004 por Tim O'Reilly fundador da empresa dos estados Unidos Tim O'Reilly Media.
Designa a segunda geração de comunidades e serviços tendo como base a Internet, e que envolve conceitos como redes sociais, tecnologia, e partilha de informação. Permite a ligação entre o consumidor e as características do produto.
Tem muito a ver também com a manutenção de Redes Sociais e ligações entre sites e blogues com o objectivo de proporcionar funcionalidades adicionais aos membros das respectivas comunidades.
Segundo Tim O'Reilly "é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva".
Para mais informações consultador a página de web http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html.

Funcionalidades da Web 2.0 :
Foi através de novas ferramentas que a Internet vive agora na geração web 2.0.
Algumas ferramentas que contribuíram para o avanço da web 1.0 para a web 2.0:
- Blogues: é um espaço pessoal que permite a rápida actualização a partir de artigos chamad

São indispensáveis como fonte de informação e entretenimento, e divulgação de ideias, produtos e serviços.
É uma ferramenta importante para o desenvolvimento da web 2.0 pois permite muita interacção e feedback.
- BookMarks: também conhecido como favoritos ou marcadores, tem como objectivo disponibilizar artigos marcados como "favoritos" e importantes na internet para que sejam partilhados, comentados e votados.
- Wikki: Diminuitivo da plataforma Wikipédia, que permite serem os utilizadores a escreverem o conteúdo e serem eles próprios também a consultarem e utilizarem-no. - Prosumer (o produtor é o próprio consumidor.
- RSS feeds (RSS, Really Simple Syndication): permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes são sites que mudam ou actualizam o seu conteúdo regularmente. Assim os leitores e inscritos dos feeds, são alertados para os novos artigos.
Redes Sociais
As Redes Sociais são um desses exemplos.
As redes sociais, muito para além de desenvolverem relações entre pessoas, permitem implementar acções de marketing por parte das empresas, que começam cada vez mais a apostar nesse futuro.
Foi o primeiro que possibilitou a criação de um perfil virtual, combinado com a possibilidade de visualização de outros perfis alheios.
A maior parte das redes sociais que hoje conhecemos nasceram em 2003.
O Web marketing caracteriza-se não só como o esforço das empresas em informar, dar a conhecer/promover, vender os seus produtos ou serviços através da internet, mas também em interagir com o consumidor e obter feedback. O feedback é talvez a maior vantagem do marketing na internet. Qualquer pessoa pode opinar sobre o produto/serviço, e isso é bom para o consumidor, que passa a ser “ouvido” e para a empresa que fica a saber a opinião do consumidor.
No que diz respeito ao marketing, as redes sociais são a melhor oportunidade para as empresas se expandirem. Desde definição do público-alvo, ao conhecimento da marca, até mesmo á procura de potenciais trabalhadores. Existe de tudo um pouco.
As redes sociais permitem a rápida actualização, compartilhamento de conteúdo e personalização.
Publicidade em redes sociais:


Exemplos:
Red Bull, a pioneira na criação de um perfil do facebook. 140.000 fãs. http://www.facebook.com/redbull
A Coca-Cola é o melhor exemplo de técnica de advergame. No lançamento da Coca-Cola Zero, a empresa decidiu fazer um advergame on-line. O consumidor acedia ao site, e para além de todos os detalhes escritos do produto, havia um jogo, em que a pessoa toma o lugar de Elliott Sadler (condutor de carros de corrida), com o objectivo de ganhar a corrida, fazer pontos e não deixar a garrafa de Coca-Cola cair do tecto do carro! http://www.cocacolazero.com/index.jsp#/rooftopracer/

Idade do Gelo Advergame Online:
A campanha do Barack Obama foi, como todos sabem, uma campanha que apostou muito na web 2.0.
"Ligue para um telefone. Se, por conta da vibração do toque, ele cair da plataforma indo direito ao aquário — voce leva o telemóvel. Ação da online da Samsung para divulgar aos novos telemóveis anti choque."
http://www.samsungshakedown.com/demo/
WebGrafia:
http://web2.0br.com.br/conceito-web20/ 20 Fevereiro
http://jpn.icicom.up.pt/2007/01/05/o_que_e_a_web_20.html 20 Fevereiro
http://webgrau.com/web-20/ 20 Fevereiro
http://www.josemalcher.net/index.php?option=com_content&view=article&id=49:web-20-definicao-caracteristicas-e-exemplos&catid=28:web2 20 Fevereiro
http://socialsoftware-portugal.blogspot.com/2007/09/web-20definio-caractersticas-e-exemplos.html 20 Fevereiro
http://www.brainstorm9.com.br/ 24 de Fevereiro
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